terça-feira, 22 de setembro de 2009

midias sociais

Voltando agora de São Paulo, vou resumir em 3  partes o seminário info, redes sociais, twitter, e redes sociais e direito do consumidor na internet. Vou falar dos pontos principais das palestras relacionadas. E me falaram que ia ter flyckr to esperando até agora.




Foto rafael custo do site oficial do envento









  • Os 60 milhões de perfis do orkut - oportunidades e  desafios

    Alex Dias - diretor-geral do Google







  • Falou sobre a importância do orkut no Brasil, não revelou números porque o gerente de produtos estava presente, hehe ressaltou a nova experiência do usuário, as novas midias, demonstrou o you tube insight quem não sabe se você tem uma conta no you tube você pode ver de onde vem os acessos , métricas. Falou sobre o tempo do usuário brasileiro no orkut que é 4 vezes maior do que em qualquer outra rede social  . E comentou também que estamos num período de avaliação.




  • Áudio da palestra.(Depois de muito fuçar em tutoriais do blogger, dei um jeito de colocar áudio em todas as palestras, também estão no site do seminário mas agradar meus 34 leitores não custa nada.)




    Experiências exemplares de uso de rede social








    Fiamma Zarife - diretora de serviços de valor agregado da Claro
    Paula Bellizia - diretora de marketing e negócios da Microsoft
    Roberto Agune - coordenador de inovação do governo do Estado de São Paulo
    Tiago Pinto - diretor de marketing da Nike
    Mediadora: Débora Fortes - diretora de redação da revista Info








  • A observação do usuário e essência citaram casos de sucesso, como o viral da nike onde ronaldo chutava na trave e a bola voltava, o vídeo motivacional de mano Menezes na final do corinthians e quando o time  foi campeão no blog foi exibido um peixe embrulhado. Falaram muito sobre a importância de escutar o usuário , saber suas dúvidas e sugestões e influenciadores, as vezes so é necessário uma pessoa para influenciar um grupo todo.








    A explosão das redes sociais

    Carlos Arthur Werner - diretor de marketing corporativo da Samsung
    Marcelo Branco - diretor-geral da Campus Party Brasil
    Osvaldo Barbosa de Oliveira - diretor-geral de serviços online e consumo da Microsoft
    Rodrigo Byrro - gerente de produtos da HTC América Latina
     
    Mediador: Maurício Grego - redator-chefe da revista INFO








Ao invez de proibir o uso das redes sociais deve se educar os  funcionários, evangelizar, não to falando de colocar todos na ingreja , e sim de fazer os funcionarem gostarem da sua marca. Utilizar o bom senso dos funcionários , a microsoft diz que tem 33% de alcance em redes sociais e o msn já tem 10 anos de uso.

Alguns dos fatores importantes para sucesso em redes sociais:

presença on line - se você não fizer alguém faz por você;
moeda social - só entrar na rede se tiver algo para oferecer conteúdo! o consumidor te dilvuga com algo em troca;
agregar valor - mais conteúdo;
relevância e a importância do conteúdo - quanto ele é importante para você;
engajamento - participação do usuário.



Amanhã comentários sobre as palestras de monitoramento e redes sociais no celular, já tem no site oficial do evento mas você pode ler aqui depois para reforçar o aprendizado. Lembre-se de uma coisa : entrar nas midias sociais qualquer uma pode entrar mas existe um risco empresarial, que tem que ser avaliado, todas empresas de sucesso tem planos, estratégias de monitoramento e métricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário